domingo, 7 de outubro de 2012


MAMUTE               
O mamute é um animal que viveu há pelo menos 12 mil anos atrás, encontrando-se extinto desde o final da última Era Glacial. O que se sabe hoje sobre ele é baseado em achados arqueológicos e estudos de vestígios deste ancestral animal, encontrados em camadas geológicas referentes ao período em que habitaram o Planeta, o Paleolítico, popularmente conhecido como a Idade da Pedra Lascada.

O mamute é um animal que pertence ao género Mammuthus, e à família Elephantidae. Tal como os elefantes, estes animais apresentavam tromba e enormes presas de marfim encurvadas, atingindo por vezes cerca de cinco metros de comprimento. O corpo dos mamutes era coberto por uma espessa camada de pelos de cor cinza escuro. Viviam em manadas e alimentavam-se, principalmente, de grandes quantidades de folhas, raízes, frutas e vegetais.

Estes animais foram muito comuns no Paleolítico, vivendo predominantemente na Europa, norte da Ásia, América do Norte em climas de temperados a frios e onde eram uma fonte importante de alimentação do homem da Pré-história. Estas feras eram capturadas pelos homens que então habitavam as cavernas, através de ciladas armadas por estes caçadores. Descobertas arqueológicas mostram que o ser humano matou mamutes para comer, para fazer roupa, ossos e couro para fabricação de casas, etc.

Existem 11 espécies conhecidas, que são:


Um estudo coordenado por um cientista português veio confirmar que os mamutes extinguiram-se por duas razões: as alterações climáticas dos últimos 20.000 anos e a convivência com Homem. Segundo este estudo, publicado na revista científica "PLoS Biology", o aumento da temperatura da Terra, o chamado fim do Idade do Gelo destruiu, gradualmente, as vastas estepes frias onde viviam os mamutes, empurrando-os cada vez mais para as regiões do Árctico.

Com as migrações humanas para Norte, não é difícil imaginar o que aconteceu a seguir: o Homem de então, pouco sensível às questões ambientais, terá caçado os últimos exemplares desta espécie, sendo responsável pela sua extinção final.

Em março de 2004, pesquisadores franceses e russos encontraram na Sibéria restos congelados de mamutes em excelente estado de conservação. O corpo de um animal de 18 mil anos estava congelado e praticamente intacto. Esta descoberta permitiu fazer estudos genéticos e averiguar que este género é mais próximo do elefante asiático que do africano. Atualmente especula-se sobre a possibilidade de preservar o DNA destes fósseis e para, futuramente, tentar a clonagem desta espécie.

Classificação científica do Mamute

Reino: Animalia

 

Filo: Chordata


Classe: Mammalia


Ordem: Proboscidea


Família: Elephantidae

                                

http://pt.wikipedia.org/wiki/Probosc%C3%ADdeo
http://www.infoescola.com/mamiferos/mamute/



2 comentários: