PTERODÁCTILO:
Reino: Animália
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Subclasse: Archosauria
Infaclasse:Ornithodira
Ordem: Pterosauria
Subordem:Pterodactyloide
O Pterodáctilo "dedo com asas" foi um répil voador da ordem Pterosauria, que viveu nas atuais África e Europa durante o Jurássico superior entre 65 e 150 milhões de anos atrás, na última fase da era Mesozóica.
Era um réptil voador carnívoro que provavelmente se alimentava de peixes e pequenos animais. Possuía uma envergadura reduzida, situada entre 50 e 75 cm, uma extrutura corporal leve e delicada pesando aproximadamente 2 kg.
Os Pterodáctilos mantinham ainda características típicas dos répteis. O pequeno corpo e a cauda eram cobertos por uma pele rugosa sem pêlos. Os membros dianteiros terminavam em dedos, sendo que o quarto dedo tinha ossos grandes. Membranas fortes ligavam esses ossos ao corpo e aos membros traseiros, formando asas parecidas com a dos morcegos. A sua cabeça era grande e um nariz parecido com um bico de pássaro e tinha a boca era repleta de dentes.
É habitualmente confundido com Pteranodonte (Pteranodon longicepes), "asa sem dentes" que pertencia ao grupo dos Pterossauros e possuía uma altura de 2 metros, tinha uma envergadura de aproximadamente de 8 metros e peso de 30 kg. Viveu no fim do Cretácio há 65 milhões de anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário