Espinossauro
O Espinossauro foi uma espécie de DINOSSAURO CARNÍVORO e BÍPEDE.Viveu durante o período Cretáceo, principalmente na região que é hoje o NORTE de ÁFRICA. Foram descobertos dentes e vértebras de espinossaurídeos no Norte do BRASIL também.
O Espinossauro foi o maior TERÓPODE que já existiu, com adultos medindo em torno de 6,5 metros de altura por 18,5 METROS de COMPRIMENTO e pesando possivelmente até 10 TONELADAS. Possuíam grandes prolongações espinhais nas vértebras de suas costas, as maiores podendo chegar a 2 metros. Esses prolongamentos além de recobertos por PELE, talvez tivessem alguma musculatura ou quantidade de GORDURA.
Gigante Perdido
Até hoje, nunca foi encontrado um material FÓSSIL muito completo sobre o Espinossauro.
O Espinossauro foi descoberto pelo PALEONTÓLOGOALEMÃO ERNST STROMER em 1912, no EGITO. Divulgou-se um estudo sobre alguns ossos de Espinossauro e sustentou-se a tese de que o animal podia ter sido maior do que o TIRANOSSAUROREX. No entanto, estes fósseis foram destruídos em 1944, num BOMBARDEIO contra um MUSEU de MUNIQUE, na ALEMANHA, durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Desde então, os cientistas só descobriram ossos descobriram ossos isolados de esqueleotos de Espinossauro.
Recentemente foi encontrado um fragemento do crânio de Espinossauro medindo um METRO de COMPRIMENTO.
Tamanho
Haviam listado o Espinossauro como um dos mais pesados TERÓPODES pesando 6 toneladas. Em 1988, listou-se também como o terópode mais longo com tamanho estimado de 15 METROS de COMPRIMENTO.Estimativas mais recentes, baseadas em novos espécimes, listam Spinosaurus com 18,5 metros de comprimento e com 10 toneladas totais.
Em um artigo de 2007, usando uma estimativa de tamanho baseada no comprimento do crânio, desafiaram estimativas anteriores, considerando o comprimento pequeno demais e o peso muito grande. Suas estimativas foram de 12,6 a 14,3 metros de comprimento e uma massa de 12 a 20,9 toneladas. Esse estudo tem sido criticado pela escolha dos terópodes usados para a comparação (a maioria dos esqueletos de terópodes usados para definir as equações iniciais eram de tiranossaurídeos e carnossauros, que têm uma constituição diferente dos espinossaurídeos) e por questões relacionadas a reconstrução de sua vela dorsal. Esse estudo pode não ter fundamento, pois os espinossauros eram relativamente delicados.A resolução depende de vestígios mais completos.~
Alimentação
Há indícios de que os espinossauros se alimentavam de peixes, e não só de dinossauros como se pode presumir. Esse animal possuía as tradicionais características dos outro predadores, a não ser os dentes que eram retos e não curvados e os braços um pouco maiores e mais fortes.
Fonte: Google - Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário