Leão-marinho |
Família |
Os leões-marinhos, também conhecidos por tocas-orelhudas, são mamíferos carnívoros habitantes das costas rochosas, frequentemente confumdidos com as focas.
Fazem parte da família dos otarídeos, a qual forma conjumtamente
com a dor focídeos (focas) e dos odobenídeos (morsas) a ordem dos pinípedes, alimentando-se principalmente de peixes, crustáceos e moluscos.
Estas famílias têm um comum o facto de abandonarem o mar, mas apenas para a reprodução e musança de pelagem.
Estes são conhecidos por "Leão-marinho" devido á força da sua voz e á juba.
O Leão-marinho é o mais corpulento de todos, chegando a medir 6 metros e a pesar 3 tonelas.
Para procriarem dirigem-se a ilhas onde não existem predadores. Os machos dominantes demarcam o seu território em princípios de Junho. As fêmeas chegam em meados do mesmo mês, nascendo as crias um ou dois dias depois. Os acasalamentos processam-se uma semana após os nascimentos, durando cerca de dois meses, período em que os machos não se alimentam e pouco dormem, lutando contra os seus opositores para estabelecerem e manterem os seus territórios. A gestação dura aproximadamente um ano (365 dias). No final desse período nasce uma única cria, que é amamentada até fazer um ano, e que se torna passados dois meses numa exímia nadadora.
A pele desta espécie é lisa e sem pêlo, de um tom chocolate - um pouco pardo - ficando quase preta quando o animal se molha. À medida que envelhece a parte superior da cabeça fica mais clara.
Todos têm os membros espalmados e adaptados à natação - estão transformados em barbatanas. Mas as extremidades posteriores podem mexer-se para a frente, como as de um mamífero terrestre, o que lhes favorece bastante a marcha.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Carnívora
Superfamília: Pinnipedia
Família: Otariidae
Subfamília: Otariinae
Género: Otaria
Espécie: O. flavescens
que fofinho ;]
ResponderEliminar